Ainda em virtude das férias do Pr.Cláudio Böhm, fomos abençoados com mais uma ministração da irmã Márcia, como tema principal : CONFIANÇA
Texto base: Juízes 4: 4-16
Os filhos de Israel estavam afastados de Deus, perdidos, não havia unidade entre eles, viviam oprimidos á 20 anos, nas mãos do rei Jabim, de Canaã. Porém, clamaram ao Senhor, e Ele levantou um Juiz. Débora
Débora significa abelha - pequenina, mas destemida. Vs.4 "..E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo" , a única mulher dentre os 14 juízes de Israel.
* O povo precisava de alguém para levá-lo á reconciliação com Deus, eram descrentes, sem persistência, derrotados e oprimidos.
* E Você? No que você confia? Em quem você confia?
* Aquele povo confiava nas suas próprias forças. Débora chamou à Baraque para enfrentar o exército Cananeu, pois Deus prometera entregar Sísera e seu exército nas sua mãos, porém a confiança no homem era tão grande, que Baraque se intimidou perante o exército inimigo, numeroso, bem equipado com seus 900 carros de ferro. Aos olhos humanos, era impossível vencê-los.
*Baraque queria dividir a responsabilidade de uma derrota. (vs 8).Existem muitas pessoas que não assumem compromissos, que querem transferir a sua responsabilidade para os outros, que olham para as circunstâncias e se acovardam diante das situações.
* Débora confiava na força Divina e não na força humana (vs 6) "...Porventura o SENHOR Deus de Israel não deu ordem..."
Sl 20:7 "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.
Sl 40:4 "Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira."
Sl 56:4 " Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne"
*Sísera era egoísta, insensível, quando vê seus homens sendo derrotados , foge , deixando todos para trás.È e será assim com nossos inimigos quando verem que estamos firmados no Senhor.
Então? Em quem você confia?????
Nenhum comentário:
Postar um comentário