segunda-feira, 4 de abril de 2011

ATALAIAS, TOQUEM AS TROMBETAS!


Culto dia 03/04/2011, Pr. Cláudio Böhm
Texto: Ez 33 : 1-11
Atalaia = Mensageiro, Vigia
O atalaia era um homem escolhido para se colocar em um lugar alto, e vigiar constantemente toda a região ao redor da cidade onde habitava o seu povo. Sua função era  avisar a toda a cidade, através do toque de sua trombeta, caso  houvesse algum perigo para o povo, toda a segurança da cidade estava na sua mão.Se algum mal surpreendesse a cidade, a culpa recaía sobre o atalaia, que não os avisou do perigo a tempo.
Ezequiel = Deus fortalece.
1º Ensino: Avisa o povo, o juízo está perto.  
A nação de Israel estava cheia de pecados, Deus enviou o profeta para alertar o povo, chamar ao arrependimento.
Hoje, nós somos os Atalaias do Senhor, precisamos  tocar as trombetas, abrir a boca e falar do Evangelho, avisar ao povo que o juízo virá, se ele não se arrepender dos seus pecados.
Leia:  2 Tm 4:2 e não te cales!
Tentaram calar Pedro, Paulo, todos os apóstolos , mas mesmo em meio à tribulação, presos, martirizados, eles não calaram.
Ez 33:7  " Filho do homem, eu fiz de você uma sentinela para a nação de Israel; por isso, ouça a minha palavra e advirta-os em meu nome." (NVI)
A Palavra diz que a boca fala do que o coração está cheio.Deus vai nos cobrar como igreja, assim como os atalaias que tinham a responsabilidade de alertar o povo.
Ez 33:8  " Quan­do eu disser ao ímpio que é certo que ele morrerá, e você não falar para dissuadi-lo de seus caminhos, aquele ímpio morrerá por  sua iniqüidade, mas eu considerarei você responsável pela morte dele."
Se deixarmos de alertar as pessoas, no dia do juízo, Deus requerirá o seu sangue de nós! 
Leia: Mc 16:15  O "IDE" é para todos nós.Quando não testemunhamos do Amor de Deus deixamos de  receber as bênçãos aqui na terra e os galardões no céu.
Leia: Is 55:11   a Palavra de Deus não volta vazia,ela cumpre o seu propósito, nós só precisamos abrir a boca e falar, então FALE!
2º Ensino: Deus nos dá o Livre Arbítrio   
Deus não fez robôs...
Leia: Dt 30:19  

"O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas..."

3º Ensino: Não existe justificativa para não "tocarmos a trombeta"
  A ordem foi dada, logo, nós devemos obedecer, sair correndo e falar do Evangelho para as pessoas que estão caindo no abismo, nossos vizinhos, familiares. O Apostolo Paulo diz: "..porque eu não me envergonho do Evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.." Rm 1:1

Deus não tem interesse na morte,Ele quer que todos sejam salvos.Ele nos deu Autoridade no Nome de Jesus, mas só a Ele pertence a honra, a glória e o poder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário